2 noites a Acampar em Ferreira do Zêzere e Vila de Rei

Cheguei por volta das 15h, sem destino concreto, mas sabia que queria começar pela zona este do rio. No caminho, chamou-me a atenção o Miradouro Monte Maria Tomé. Não sei bem porquê, mas foi o primeiro sítio onde parei. Sem dúvida que foi uma boa intuição, pois acabei por dormir aí as duas noites. O miradouro tem uma vista 360º incrível; assisti a um pôr do sol e a dois nasceres do sol. Fiz exercício duas vezes, fiz vários cafés, tomei o pequeno-almoço… tudo com a maior das comodidades. Durante as 24 horas que passei nesse lugar, apareceram apenas três carros com pessoas — surpreendente, tendo em conta que estamos em agosto e quase tudo está a rebentar de gente.

Por volta das 16h, segui para o Miradouro das Fernandeiras, também incrível, e depois fui dar uns mergulhos na Praia Fluvial das Fernandeiras, em Vila de Rei. Água quente, como em quase todo o Zêzere nesta altura do ano.

Acabei por passar a noite no Miradouro Monte Maria Tomé, com o objetivo de ver o pôr do sol e porque me pareceu relativamente seguro, calmo e um excelente lugar para assistir ao nascer do sol. Consegui ambos.

Na manhã seguinte, tinha como objetivo explorar. Fui a sítios que gosto muito e onde volto sempre que posso, como a Praia Fluvial do Penedo Furado e as cascatas que se alcançam com uma breve caminhada. Incrível. A água estava ótima e, mais uma vez, de manhã não havia demasiadas pessoas. A parte menos positiva foi a quantidade absurda de moscas… e o facto de, literalmente, morderem.

Umas horas depois, fui à Cascata dos Poios. O acesso de carro não é o melhor e, depois de uma breve caminhada, cheguei a uma cascata que, com mais água, poderia ser incrível. Como estava, e comparando com outras, não impressionou tanto. Ainda assim, para uma caminhada e para estar imerso na natureza, é um bom sítio, pois está bem mais preservado e natural.

Pouco depois, experimentei outro destino: a Praia Fluvial do Bostelim. Tem ótimas condições para acampar, com duches, bons jardins e muito espaço — e estava quase vazia. A água estava agradável, embora não fosse das mais limpas onde já estive.

Cerca de uma hora depois, e porque ficava a caminho do próximo ponto de interesse, passei pelo Centro Geodésico de Portugal, em Vila de Rei. Uma vista incrível, um pouco de história… e 43 °C.

Logo a seguir, e fugindo do calor, tentei mais um poço natural: o Poço Mourão. O caminho é longo, por estradas de terra que pareciam ter sido arranjadas recentemente. O local prometia ser bom mas acabou por desiludir na qualidade da água.

Para terminar o dia, joguei pelo seguro e fui a uma praia fluvial que prometia bem mais: a Praia Fluvial de Carvoeiro. Mais uma vez, excelentes condições. A água estava muito boa, embora um pouco escura. Deu para mergulhar, nadar e descansar confortavelmente na relva.

No final, decidi ainda ir a um miradouro incrível: o Miradouro do Cristo Rei, muito perto da Praia Fluvial do Penedo Furado. O acesso é, em parte, relativamente fácil; outra parte tem de ser feita a pé. Isso fez com que, mais uma vez, eu fosse o único a assistir ao pôr do sol neste lugar — algo que não deixa de me surpreender. Aqui, as imagens valem mais do que mil palavras.

A ideia inicial era passar a noite ali, mas, por questões de condições, proximidade do destino seguinte e pela excelente experiência da noite anterior, voltei ao Miradouro de Monte Maria Tomé. Mais um nascer do sol incrível.

No dia seguinte, joguei pelo seguro e fui até à Praia Fluvial do Lago Azul, talvez a mais conhecida da região. Claro que isso significa pessoas praticamente umas em cima das outras. Como cheguei cedo, ainda consegui aproveitar de forma tranquila. Água quente, muito limpa e com uma vista envolvente espetacular. Não fiquei muitas horas devido ao calor intenso — cerca de 40 °C.

Para terminar o dia, decidi procurar algum lugar no sentido do regresso a casa onde nunca tivesse estado. Acertei em cheio! A cerca de 40 minutos de onde estava e a 1 hora de casa, encontrei a Praia Fluvial do Agroal. Que lugar! Desde o rio muito limpo, as “piscinas” naturais e a natureza envolvente… incrível. O que não foi tão bom: a quantidade de pessoas, o calor (cerca de 46 °C) e a água gelada — mas, com o calor que estava, acabou por saber muito bem.

Próximo
Próximo

Mesh - Centro de Exercício Clínico