
Maratona oficial 42km
Em 2018, depois de um longo processo de treino, corri a minha última maratona não oficial: 42 km. Foi um desafio físico e mental exigente, mas que provei ser possível com um método relativamente simples: começar com 2 km e aumentar 2 km por semana.
A matemática por trás deste processo:
42 = 2 + (n - 1) * 2
n = 21
Ou seja, são necessárias 21 semanas para atingir a distância de 42 km. Esta progressão gradual permite que o corpo se adapte sem grandes riscos de lesões, desde que respeite os princípios do descanso e da recuperação.
Agora, em 2025, decidi lançar-me novamente neste desafio. Tenho 8 meses para me preparar, o que me dá tempo suficiente para seguir um plano consistente e eficiente.
O objetivo é claro: completar uma maratona até ao final do ano. Mais do que um teste físico, este desafio representa um compromisso com a disciplina, a resiliência e a superação pessoal. Ao longo dos próximos meses, vou documentar este processo, partilhar os altos e baixos, os ajustes no treino e as lições que surgirem pelo caminho.

30 dias, 3 alimentos
Nos próximos 30 dias, vou simplificar a minha alimentação ao máximo: carne de vaca, ovos e queijo de cabra. Nada mais, nada menos. Este desafio tem um propósito claro: explorar os efeitos de uma dieta minimalista, cheia de nutrientes e livre de alimentos potencialmente inflamatórios. Quero descobrir o que acontece quando eliminamos o supérfluo e nos focamos no essencial.